Xadrez
Dança
Capoeira
Karatê
Taiko
Rugby Touch

anexos

Nova seção internacional brasileira

Desde o ano letivo de 2017, o Lycée international français de São Paulo oferece uma seção internacional brasileira nas classes de 1ª e 2ª séries do ensino médio (respectivamente Seconde e Première).


Objetivos da seção internacional

  • Valorizar a aprendizagem do português (língua e literatura);
  • Preparar os alunos para a opção internacional do Baccalauréat francês (OIB). Trata-se de um BAC ES, L ou S com uma menção “Opção internacional” (ver mais baixo);
  • Favorecer e desenvolver o acesso a um alto nível de plurilinguismo;
  • Aprofundar o estudo das culturas do mundo lusófono.

Organização pedagógica da seção internacional (OIB)

A seção internacional distingue-se através de duas disciplinas específicas:

  • Português (língua e literatura): 4 horas semanais;
  • História e Geografia (programa específico em Fr. e Pt.): 3 horas em francês e 2 horas em português.

Na 1ª série (Seconde) OIB, os alunos estarão agrupados numa mesma classe.

Na 2ª série (Première), os alunos serão repartidos em suas séries ES, L ou S mas, os que terão escolhido a seção OIB se agruparão no momento das aulas específicas.

Na 3ª série (Terminale – abertura em 2018), os alunos serão repartidos em suas séries ES, L ou S mas, os que terão escolhido a seção OIB se agruparão no momento das aulas específicas.


Exames e provas do Baccalauréat OIB

Na seção brasileira OIB, a LV1 do Baccalauréat deve ser obrigatoriamente o português.

As provas específicas de Português e História-Geografia terão coeficientes superiores totalizando quase 33% do conjunto dos coeficientes, enquanto que para um Baccalauréat sem OIB, estas disciplinas têm um coeficiente global próximo de 18%, de acordo com a série (ES, L ou S).

As provas do Baccalauréat OIB são do seguinte tipo:

  • Português língua e literatura: prova escrita (em português) + prova oral (em português)
  • História e geografia: prova escrita (em francês ou em português) + prova oral (em português)


Reconhecimento da seção OIB

Particularmente na França, mas também no estrangeiro, um percurso escolar em secção OIB é reconhecido pois, em geral, indica um excelente nível de língua e uma real capacidade de trabalho. Consequentemente isso constitui uma verdadeira vantagem para os processos do post-baccalauréat e para a continuidade em estudos superiores (Classes préparatoires, Grandes Ecoles, Universidades estrangeiras, etc.).


Conclusão do ensino médio

O Lycée international français de São Paulo, reconhecido pela Secretaria da Educação do Estado, emitirá o certificado de conclusão do ensino médio para os alunos da secção OIB segundo as mesmas modalidades que para os seus alunos “não OIB”.


Ensino das outras línguas modernas na seção internacional do Lycée international français de São Paulo

No que diz respeito às disciplinas de inglês, espanhol ou alemão, o Lycée international français de São Paulo fez a escolha de manter a mesma carga horária, quer o aluno faça ou não a seção OIB.


Perfil dos alunos da seção OIB

A seção OIB destina-se a alunos lusófonos ou bilíngues, bem como àqueles que tenham adquirido o equivalente ao nível B2 em português. Na 3ª série (Terminale), todos os alunos da seção deverão ter atingido o nível C1 bem como interessar-se às literatura e cultura brasileiras.